Miira

São José dos Campos: opções não faltam para morar bem na primeira Cidade Inteligente do Brasil

A cidade de São José dos Campos, localizada no Vale do Paraíba, região do interior paulista, vem se desenvolvendo bastante e, desde muito tempo, tem na tecnologia uma de suas marcas registradas.

Há quem diga, ainda hoje, que o futuro do Brasil passa por ali.

O município, que foi reconhecido centro de tecnologia aeroespacial brasileira e é sede dos principais centros de inovação tecnológica como ITA (Instituto Tecnológico de Aeronáutica), CTA (Centro Técnico Aeroespacial), INPE (Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais) e Embraer, vem sendo berço de diversos projetos inovadores.

A partir da sua expertise no uso da tecnologia, tem recebido investimentos para o desenvolvimento e produção de softwares, com base em novas tecnologias de informação, inteligência artificial e internet das coisas.

No Brasil, há alguns anos a ABNT (Associação Brasileira de Normas Técnicas), em conjunto com a Poli USP (Escola Politécnica da Universidade de São Paulo), vem se aprofundando no tema e buscou referências internacionais como norte para a pesquisa: após projeto piloto, com apoio diagnóstico da consultoria especializada SmarteFrees, foi escolhida, como referência, justamente a cidade de São José dos Campos. Você pode conferir no blog outras informações sobre as Smart Cities aqui.

Em mais uma parceria, a ABNT se uniu ao Parque Tecnológico de São José dos Campos (PqTec) e desenvolveu metodologia para mapeamento de indicadores aptos a tornar o município – de fato – uma Cidade Inteligente!

Após rigoroso processo de certificação a cargo de instituição ligada à ONU (Organização das Nações Unidas), foram avaliados 276 indicadores diferentes; além de receber a certificação e o título de primeira Cidade Inteligente do Brasil, São José dos Campos também foi certificada como Cidade Resiliente e Cidade Sustentável.

Felicio Ramuth, que renunciou recentemente ao cargo de prefeito da cidade, é pré-candidato ao governo de São Paulo e foi um dos responsáveis pela gestão que garantiu à cidade posição destacada no conceito de Cidade Inteligente e, durante seu mandato, foi dada continuidade a projetos e investimentos que trarão benefícios rumo ao futuro sustentável e inclusivo local.

Com geração de energia limpa e renovável, construções sustentáveis, projetos paisagísticos de replantio de espécies em árvores e praças, projetos na área de eletromobilidade, mobilidade urbana e ciclovias, o município vem se destacando, inclusive, no cenário nacional.

Em resumo, o conceito de Cidade Inteligente reúne requisitos como gestão eficiente de recursos, inovação e melhoria dos serviços prestados à população como, por exemplo:

índice de qualidade de vida
práticas inovadoras de gestão pública
qualidade de serviços urbanos
segurança pública
mobilidade urbana
eficiência energética
sustentabilidade
saúde
meio ambiente
tecnologia

Dentre as inovações já implementadas em São José dos Campos e que pesaram para o título, estão:
Cobertura de 100% das áreas públicas urbana e rural com lâmpadas de LED;

Prontuário médico unificado em rede, quantidade de leitos hospitalares disponíveis em tempo real e consulta de disponibilidade de medicamentos pela internet;

Investimentos em ferramentas tecnológicas desenvolvidas e implantadas por meio do programa Educação 5.0;

Criação do Centro de Segurança e Inteligência (CSI);

Instalação de pontos de wifi gratuito em locais públicos, semáforos inteligentes, câmeras com tecnologia de reconhecimento facial e serviço de monitoramento por satélite em todo território municipal;

Linha Verde – sistema de transporte público pioneiro no Brasil e 100% composto por ônibus elétricos articulados ou VLPs (veículos leve sobre pneus) – mais econômicos, com melhor desempenho e sem emissão de gases, além de possuírem tecnologias de biossegurança instaladas no ar-condicionado (sistema UV-C de desinfecção de ar) e aditivos antimicrobianos no acabamento das poltronas, pega-mãos e balaústres;

100% da frota da Guarda Municipal e segurança pública equipada com carros elétricos para redução nas emissões de carbono – a cidade, inclusive, já possui Estação de Abastecimento própria instalada;

Nova Zona Azul Eletrônica (ZONA AZUL SJC) promove mais transparência na oferta de vagas para os motoristas e, visando promover a rotatividade no uso das vagas e oferecer diferentes formas para a aquisição dos tíquetes, proporciona mais comodidade aos motoristas por meio do aplicativo para pagamento e consulta de mapa virtual, que indica se existem vagas disponíveis para estacionar. Painéis eletrônicos instalados na região central da cidade informam em tempo real a quantidade de vagas disponíveis para estacionamento nas ruas e parquímetros também estão disponíveis para quem preferir adquirir os tíquetes pessoalmente;

Estacionamento Rotativo para promover a rotatividade no uso das vagas, permitindo que as pessoas estacionem seus veículos próximos às principais áreas de comércios, serviços e regiões de elevada demanda por estacionamento. O monitoramento das vagas é realizado de maneira eletrônica e pelos veículos elétricos que estão equipados com câmeras e sistema de leitura automática de placas. As vagas de motocicletas (bolsões de moto) são monitoradas por câmeras fixas instaladas nestes locais;

Arboriza São José – programa de arborização urbana que integra um conjunto de ações na gestão do patrimônio arbóreo da cidade, analisando as espécies de árvores existentes em vias públicas e realizando seu cadastramento digital, à disposição dos cidadãos e com o objetivo de esclarecer a sociedade sobre a importância da arboricultura e do meio ambiente saudável para a qualidade de vida urbana;

Farma Conde Arena multiuso recém inaugurada na cidade, tem capacidade para 5 mil pessoas;

Não restam dúvidas de que a cidade busca a evolução constante! Junto com ela, vem o desenvolvimento econômico, uma vez que atrai investimentos de diversas ordens a impulsionar a oferta de projetos e opções para quem mora ou pretende morar na região.

São José dos Campos oferece infraestrutura qualificada e proporciona facilidades para quem quer viver no interior de São Paulo, sem perder muitas das comodidades e facilidades que normalmente só estão à disposição de quem mora nas capitais. Oferece, por exemplo, excelentes colégios (como Maple Bear, Anglo, Poliedro, Moppe e Mater Dei, por exemplo) e abriga a Faculdade de Odontologia do Campus de São José dos Campos da Universidade Estadual Paulista (UNESP), além da UNIVAP (Universidade de Vale do Paraíba).

Com imóveis de altíssimo padrão, antigamente falava-se muito dos bairros do Jardim Esplanada e Jardim Apolo. Com o surgimento dos condomínios fechados entre as décadas de 80 e 90, surgiram na cidade os até hoje renomados:

Chácara dos Eucaliptos,
Bosque Imperial,
Bosque dos Ipês,
Esplanada do Sol,
Jardim das Colinas e
Quinta das Flores.

Com o avanço da cidade, o bairro do Urbanova cresceu consideravelmente e hoje em dia possui muitas opções de condomínios fechados para além dos primeiros Altos da Serra que inauguraram a região.

#miira #miirasp #estilodevida #curadoriaimobiliaria #saojosedoscampos #codominiofechadosjc #sjc #cidadeinteligente #interiorsp #morarbem #casasparamorar #casas #viverbem