Miira

Mudança de cidade e estilo de vida na pandemia projetos pelo interior de SP para se inspirar

Não é novidade que, desde o início da pandemia do coronavírus, muitas mudanças ocorreram em nossas vidas. E algumas dessas mudanças, já passados os piores momentos do isolamento social, começam a se transformar em tendências para o futuro (até porque, diante de tantas incertezas, não sabemos exatamente o que virá pela frente – seja em termos de evolução epidemiológica ou crescimento global).

Uma das tendências – e que veio para ficar – é a busca, principalmente dos mais jovens, por moradia fora dos grandes centros urbanos e metrópoles.

A internacional Electrolux, que encabeça o programa Better Living Program – ação que visa a contribuir para melhores condições de vida no futuro, com um mundo mais sustentável –, aderiu a metas alinhadas aos compromissos da ONU para atendimento até 2030, e, para isso, realizou abrangente pesquisa, com cerca de 14 mil jovens em 13 países, para saber deles quais seriam suas predileções em relação ao #estilodevida que almejavam.

Um dos resultados mais expressivos foi a percepção, por quase metade dos entrevistados, de que a melhor qualidade de vida passa por condições mais sustentáveis de moradia e habitação, a serem buscadas em cidades do interior, e majoritariamente em casas mais espaçosas.

Ou seja, a migração já percebida atualmente, por famílias constituídas por pessoas entre 35 e 45 anos, deve se intensificar no futuro, não se tratando de movimento passageiro: o futuro será mesmo no interior!

Os dados colhidos pelo relatório revelam que, inclusive no Brasil, grande parcela dos jovens têm na sustentabilidade uma de suas maiores preocupações nos dias de hoje e acreditam que conseguirão obtê-la residindo em uma casa, sendo fácil disso concluir que as grandes cidades e seus apartamentos estão deixando de ser um sonho de consumo para a chamada Geração Z.

E não apenas aos mais jovens se restringe este ideal de novos hábitos, como já temos visto.

Para muitas famílias que tinham seus filhos em grandes escolas e viviam como “normalidade” o caótico trânsito diário no trajeto casa-escola-trabalho, a real possibilidade de deixar a Capital e mudar definitivamente para o interior tornou-se uma alternativa viável desde de 2020, a partir da percepção clara, com o home office, de que, na verdade, o mais importante era estar mais próximo dos valores mais inerentes à condição humana: amor, afeto e natureza.

O trabalho, antes acima de nós mesmos, foi novamente colocado em seu devido lugar, como um meio de produção e que pode, muitas vezes, ser bem desempenhado de dentro das nossas próprias casas, privilegiando-se o convívio familiar e o contato com o meio ambiente.

E, aliando as vantagens da qualidade de vida no interior com as futuras condições de trabalho – home office pleno ou híbrido – e habitação sustentáveis, é intuitiva e imediata a opção pelos condomínios horizontais de casas que, cada vez mais preocupados com esse tema, vêm contribuindo com a contínua expansão de áreas verdes preservadas, com o aumento das áreas permeáveis tanto pela imposição de limitações construtivas, como em razão da implantação, nas áreas comuns, de jardins, parques, lagos, áreas de mata preservada e árvores frutíferas, além de captação de águas pluviais para reuso, uso e produção de energia solar, além da coleta e tratamento de esgoto.

Nesse cenário, os impactos têm sido significativos no mercado imobiliário, com alta procura por imóveis tanto em condomínios já constituídos e bem consolidados – que têm se adaptado às novas demandas – como em loteamentos e empreendimentos novos, concebidos dentro desses novos pilares (#smartliving).

Seja qual for a sua opção, o fato é que existe um novo mundo de possibilidades para incrementar a sua qualidade de vida, e nós estamos à sua diposição para ajudar a facilitar e esclarecer todas as suas dúvidas nessa procura!

E para contribuir com a ideia de viver melhor, nada como uma seleção especial de projetos arquitetônicos inspiradores pelo interior de São Paulo!

MONTE MOR
Brasil Arquitetura
Fotos:Manuel Sá
MonteMor/SP

GOLF SÃO J DO RIO PRETO
Fotos:Denilson Machado – MCA Estúdio
Solange Cálio Arquitetos
São José do Rio Preto/SP