Você certamente já ouviu falar da cidade de Holambra, reconhecida nacional e internacionalmente pela produção de flores.
Mas você sabia que o município está localizado no Estado de São Paulo e fica a apenas 130 km da capital?
A pequena Estância Turística é integrante da microrregião de Campinas e destaca-se por seus índices elevados em qualidade de vida e segurança.
Trata-se do maior centro de produção de flores e plantas ornamentais da América Latina, sendo responsável por 80% da exportação e entre 40% e 50% da produção do mercado florista brasileiro.
As flores são produzidas pelos associados da cooperativa idealizada pelas primeiras famílias de agricultores holandeses que chegaram à região, ainda no final dos anos 50 – e daí vem o curioso nome criado, com a junção das iniciais de Holanda, América e Brasil –, e são comercializadas diariamente através de um leilão eletrônico.
O chamado Veiling Holambra é atualmente reconhecido como um moderno complexo que detém 45% da comercialização de flores e plantas no Brasil: cerca de 3.500 tipos, com diferentes cortes, tamanhos de vaso, cores e apresentações.
É no município também que se realiza, desde 1981, a famosa Expoflora, a maior exposição de flores e plantas ornamentais da América Latina.
Normalmente, o evento vem dar boas-vindas à primavera, sendo realizado a partir do final do mês de agosto até o final de setembro, e apresenta também diversos costumes da cultura holandesa ainda cultivadas na cidade.
Outra conhecida atração da cidade é o Moinho Holandês dos Povos Unidos, que foi construído em 2008 em celebração pelo aniversário de 60 anos da imigração holandesa no Brasil.
É considerado o maior moinho típico de grãos da América Latina e um dos principais atrativos turísticos do interior do Estado de São Paulo: possui aproximadamente 38 metros e um mirante com visão aérea privilegiada da Capital Nacional das Flores, dos campos de produção e, ao longe, dos municípios vizinhos.
Outro diferencial é que o moinho de Holambra funciona pela força do vento, exatamente conforme o modelo de moinhos na província Holanda do Sul.
Na cidade você vai encontrar ainda o Museu Histórico da Imigração e o Parque Lindenhof, parque ecológico que ocupa uma área de 20 mil metros quadrados e possui o segundo maior borboletário da América Latina.
Além das atrações de cidade turística, Holambra conta ainda com a deliciosa confeitaria tipicamente holandesa Zoet en Zout e abriga muitos condomínios fechados que atraem os paulistanos para o final de semana ou os conquistaram de vez, para morar na cidade. Dentre os mais luxuosos, estão os renomados Condomínio Duas Marias, Residencial Flor D´Aldeia Holambra e Residencial Porta do Sol.
A novidade mais recente é o Lago do Holandês: inaugurado originalmente em 2006 o restaurante de família de origem holandesa fechou em 2011 e reabre 10 anos depois trazendo de volta à cidade um pouco de sua história pelas mãos dos chefs João Victor Groeniger e Fernando Kawasaki numa viagem de sabores que une tradição e técnicas contemporâneas da gastronomia brasileira e internacional.
Vale a visita!
Referências:
https://www.holambra.sp.gov.br/turismo/
https://www.al.sp.gov.br/noticia/?id=315241
https://tvjaguari.com.br/restaurante-lago-do-holandes-e-inaugurado-em-holambra-41388@lagodoholandes
Fotos: Prefeitura da Estância Turística de Holambra
Está procurando um imóvel para comprar no interior ou litoral de SP? A MIIRA cuida de todas as etapas: do briefing e pesquisa da casa até a entrega das chaves.
Saiba como a MIIRA pode te ajudar
#miira #curadoriaimobiliaria #casasavenda #holambra #condominiofechado #imobiliaria #interiordesaopaulo #casasavendaholambra #imoveisavendaholambra #cidadedasflores #viverbem #qualidadedevida #estilodevida