Neste mês de junho, normalmente estaríamos comemorando a abertura da temporada das festas juninas!
A tradicional festa popular tem origem multicultural e também já foi realizada em homenagem aos santos católicos Santo Antônio, São Pedro e São João.
Seja como for, a comemoração, cada vez mais popular, é anualmente aguardada e realizada nas escolas, nas igrejas e nos bairros das cidades.
Como toda boa tradição brasileira, sempre foi celebrada coletivamente, com danças típicas, barracas com brincadeiras em busca de prendas, e com grande oferta de comidas e bebidas para todos os gostos; mas, agora, com toda a mudança que já sabemos ser inevitável, o jeito é festejar em casa, sem perder o lado lúdico e até de aprendizado para as crianças, em especial nesses tempos homeschooling!
Que tal, então, dar início ao “arraiá” aí dentro da sua casa?
Vamos às 10 dicas:
1. Arrume um espaço na sala ou desfrute do seu espaço no jardim! Se tiver quintal, ainda poderá aproveitar e pendurar algumas luminárias!
2. Não esqueça as bandeirinhas! Aproveite para confeccionar as suas com o que tiver em casa;
3. Decore a mesa de maneira simples, mas não menos divertida! Vale usar a criatividade e chapéus de palha: você pode usá-los forrados com guardanapos de papel quadriculado para servir como cestos para os alimentos;
4. Alguns quitutes poderão servir de enfeite também, como pamonha, pipoca, pé-de-moleque, paçoca, bolos e maçã do amor;
5. Use e abuse do milho! Tanto para as iguarias como para a decoração! Se tiver churrasqueira, poderá ainda aproveitar um belo milho na brasa ou no espeto;
6. Se na sua cidade estiver mais frio, vale estender alguns cobertores e almofadas na área externa e quem sabe até acender a lareira ou improvisar uma pequena fogueira (e, caso você não esteja seguro em acender uma fogueira de verdade, pode arriscar uma de brincadeira, com galhos e papel colorido… o efeito pode ficar bacana e as crianças, com certeza, irão se divertir na montagem);
7. E, falando em crianças, é claro, não podemos deixar de lado as brincadeiras de festa junina: pescaria, argola, boca do palhaço, corrida do saco, tiro ao alvo… o que vale é se divertir!
8. Para os adultos, não esqueça as tradicionais bebidas alcoólicas: quentão e vinho quente;
9. Música: para dar o tom de festa junina, pode apostar naquelas mais tradicionais (mas tudo bem se já formos logo para o sertanejo rs). Ah! Vocês e as crianças podem puxar um cordão e improvisar quem sabe até uma pequena quadrilha!
10. E para quem curte, colocar uma camisa xadrez, um jeans mais antigo, um vestido florido, botas ou até fazer uma maquiagem diferente pode fazer a noite ser bem divertida!
E na Festa Junina de quem é da região do Vale do Paraíba o que não pode faltar é o tradicional bolinho caipira!
Você não conhece?
O bolinho caipira é um salgado frito e recheado originalmente com carne, típico da culinária caipira no Brasil, originário do Vale do Paraíba, interior de São Paulo. Embora não haja consenso sobre a autoria do petisco, o bolinho ao longo do tempo tornou-se um alimento tradicional na região, e é servido principalmente durante festas juninas e quermesses. O bolinho é reconhecido na região desde o tempo dos tropeiros.
https://pt.wikipedia.org/wiki/Bolinho_caipira
A receita é patrimônio histórico da região e rende até disputa entre as cidades de São José dos Campos e Jacareí pela receita oficial.
Aqui, puxamos pela nossa cidade do coração e vamos te entregar a receita do bolinho caipira de São José dos Campos, pela folclorista Ângela Savastano:
Ingredientes da Massa
– 1/2kg de farinha de milho amarela
– 1 1/2 L de água
– 1 tablete de caldo de carne
-4 colheres (sopa) de óleo
– 2 colheres (sopa) de farinha de mandioca
Ingredientes do Recheio
– 400 g de carne moída
– cebola picada
– alho amassado
– salsinha e cebolinha picadas
– sal e pimenta do reino a gosto
Modo de Preparo
Massa Em uma vasilha, junte as farinhas e, com as mãos, misture-as até desmanchar todos os grumos. Adicione o óleo e reserve. Ferva a água com o tablete de caldo de carne. Junte as farinhas reservadas e misture bem, deixando cozinhar por 2 ou 3 minutos, mexendo sempre até obter uma massa macia, lisa e homogênea (tipo uma polenta)
Recheio Misture todos os ingredientes.
Montagem Separe uma pequena porção da massa e achate-a na palma da mão. Coloque dentro um pouco do recheio e feche com a própria massa dando o formato de um bolinho compridinho. Enrole enquanto a massa estiver morna. Não a deixe esfriar. Feitos todos os bolinhos, frite-os em óleo quente, aos poucos, de maneira que fiquem cobertos pelo óleo. Escorra-os em papel absorvente. Sirva-os quentes.
Bom apetite!
Referências:
https://revistacasaejardim.globo.com/Casa-e-Jardim/Dicas/noticia/2015/06/30-dicas-para-preparar-festa-junina-dentro-de-casa.html
Oito dicas para fazer uma festa junina em casa!
https://www.semprefamilia.com.br/cultura/como-fazer-uma-festa-junina-em-casa/
Festa Junina: curiosidades da festa e suas guloseimas
https://bolinhosocaipira.com.br/
https://www.meon.com.br/noticias/rmvale/conheca-a-historia-do-tradicional-bolinho-caipira-de-sao-jose-dos-campos
Sonha em mudar seu estilo de vida e ter uma casa no interior ou litoral de São Paulo? A MIIRA pode te ajudar!
#miira #estilodevida #festajunina #arraiaemcasa #inspiracao #festajuninaemcasa #casas #decoracaofesta #casasnointeriordesp #interiordesp #casasemcondominiofechado #festaemcasa #receitabolinhocaipira #bolinhocaipira #valedoparaiba #festaregiao #festatradicional #tradicao #comemoraremcasa #casacomcrianca #criancaemcasa #interiordesp #miiracuradoria